6.7.10

| PENAS ALVAS | LOTEAMENTO EM PORTO SALVO, OEIRAS

O loteamento das Penas Alvas, localizado em Porto Salvo, Oeiras, assentará sobre uma ampla colina voltada a Sudoeste. Confrontando a Norte com a ribeira da Ancha e a Poente com a ribeira da Laje, este sítio contacta directamente, no seu ponto mais baixo, com o vale da Ribeira da Laje, onde, ainda hoje, a agricultura de subsistência (hortas agrícolas) tem uma expressão importante. Nos pontos mais altos, os moinhos marcam a sua presença, resquícios de práticas ligadas ao fabrico de pão para as vilas adjacentes.

Conceptualmente, o desenho urbano centra-se na resolução de problemas que se prendem com a sua integração nas pré-existências (vias e malhas urbanas), na adequação aos instrumentos de gestão territorial e no respeito integral pelas áreas que, necessariamente, deverão ser protegidas. Os movimentos de terra são reduzidos ao mínimo, optando-se, sempre que possível por outros mecanismos de modelação do terreno, como os grandes sucalcos.

Com comércio, serviços e habitação, unifamiliar e colectiva, o plano desenvolve-se ao longo de pouco mais de 46.000 m2.



As áreas verdes, algumas delas incluídas na REN e RAN são totalmente preservadas, numa atitude de preocupação com a valorização do seu potencial ecológico e ambiental.


Evitando-se ao máximo a impermeabilização dos espaços exteriores e a degradação e destruição dos sistemas ecológicos, luta-se por uma preservação activa dos ecossistemas que sempre aqui existiram, em harmonia com o sistema humano. As estruturas ecológicas, com valor ambiental e/ou agrícola, devem ser vistas sempre numa óptica de continuidade dos sistemas que as compõem e nunca como ilhas estanques.

Sem comentários: